Perguntas Frequentes

Controladores de Temperatura

1. O(s) relé(s) de saída dos controladores e temporizadores é(são) energizado(s)?

As saídas à relé dos controladores e temporizadores Ageon possuem contatos sem energização, pois podem ser alimentados com a tensão específica para cada aplicação. Já a linha Smartset, possui os contatos energizados com a mesma tensão da rede de alimentação.

2. O(s) sensor(es) pode(m) ser imerso(s) em líquidos?

Não recomendamos a imersão dos sensores em qualquer tipo de líquido pois pode comprometer o seu funcionamento. Recomendamos a utilização de poço termométrico para este fim.

3. É possível estender o comprimento do(s) cabo(s) do(s) sensor(es)?

Sim. Pode-se estender o comprimento do cabo do sensor, desde que as emendas sejam bem isoladas, sendo recomendada instalação distante de fontes eletromagnéticas como fios de força.

4. Posso acionar a(s) carga(s) diretamente com o(s) relé(s) do controlador?

Sim. Porém a carga utilizada não pode ultrapassar a corrente especificada para o relé, a fim de garantir a vida útil do aparelho. Ainda sim é indispensável o uso de proteções elétricas como: disjuntor ou fusível, abaixo do valor limite do relé.

5. Como é(são) a(s) ligação(ões) elétrica(s) do(s) relé(s)?

Os relés dos controladores e temporizadores Ageon precisam ser ligados em série com a carga, veja o exemplo abaixo.
Já os relés da linha Smartset, são energizados e aceitam a ligação das cargas diretamente nos terminais de saída, respeitando-se os limites de corrente especificados.

6. Se retirar a alimentação do controlador a programação é perdida?

Não. Nenhum produto Ageon perde a programação de funções com a retirada da alimentação do aparelho. Esta ação apenas desliga o aparelho e reinicia qualquer contagem de tempo existente.